Dr. Eliseu Amaral

Clínica Médica - Medicina Interna em Fortaleza/CE
CREMEC 19738

Investigação diagnóstica e tratamento clínico.
Acompanhamento personalizado do consultório ao internamento.

O que é o Diabetes Mellitus?

O Diabetes Mellitus (DM) é uma doença principalmente caracterizada pelo descontrole da glicemia, o famoso “açúcar” do sangue. São vários tipos de DM, sendo o mais comum o tipo 2, principalmente associado a sobrepeso, obesidade, ausência de atividade física, alterações do colesterol, pressão alta e histórico da família. Na verdade, o aumento da glicemia nesta doença é relacionada a dificuldade do corpo de utilizar a insulina, hormônio produzido pelo pâncreas que faz com que a glicose possa ser absorvida pelas nossas células. Assim, como a ação da insulina fica prejudicada, a glicose não é adequadamente utilizada e acaba gerando a hiperglicemia, levando a uma série de complicações! A doença é silenciosa, ou seja, no momento do diagnóstico já pode existir danos aos principais órgãos mesmo quando o paciente não sente nada!

Quais as principais complicações dessa doença?

Se não controlado, em fases avançadas pode levar a doenças em diversos órgãos, sendo os mais comuns:

  • Infarto no coração;

  • Derrame cerebral;

  • Doença dos rins;

  • Problemas visuais;

  • Perda de sensibilidade e formigamento;

  • Necessidade de amputações;

Como é feito o diagnóstico?

O diagnóstico é realizado utilizando exames laboratoriais relacionados a avaliação da glicemia. Os principais exames utilizados são a glicemia de jejum, o teste de tolerância oral à glicose e a hemoglobina glicada. Cada exame tem suas aplicações e limitações, ficando a cargo do médico na sua avaliação indicar o melhor para a situação daquele paciente em particular.

Como funciona a consulta do paciente diabético?

Apesar de ser uma doença comum, a consulta do paciente diabético não é simples! Na verdade, envolve a avaliação dos diversos fatores de risco do paciente, incluindo idade, comorbidades e hábitos. Essa avaliação considera também os principais órgãos envolvidos nas fases mais graves do diabetes, sendo realizado também exame oftalmológico, neurológico, da pele e especialmente dos pés do paciente. Com todos os dados obtidos, indica-se avaliações mais especializadas e o melhor tratamento naquele momento para o paciente.

É importante que o paciente esteja sempre acompanhado dos seus exames já realizados, em especial dos órgãos mais afetados pela doença, pois faz parte fundamental da avaliação. Além disso, a depender do caso e segundo orientado pelo médico, já estará indicada também a aferição da glicemia em domicílio. Você pode encontrar uma tabela de registro das suas glicemias no material de apoio ao paciente diabético abaixo!

Marque sua consulta com Dr Eliseu Amaral:

Consutório:
Shopping Pátio Dom Luís, 1200 - Meireles, Fortaleza - CE
Sala 718

Números para contato:

  • (85) 9 8925-8988 (apenas WhatsApp)

  • (85) 9 8709-5252 (telefone e WhatsApp)


Qual é o tratamento utilizado?

...